02 Mapeamento Eletrico
Laboratório de Física llI – Relatório de Prática Experimental
Graduação em Engenharia de Controle e Automação
Arthur Vieira de Lima
Mapeamento dos Campos Elétricos
Objetivo:
Na pratica realizada aprendemos vários conceitos sobre elétrica tais como carga, campo elétrico e vimos o modo de funcionamento de um campo elétrico, sendo quanto mais perto do eletrodo positivo, mais intenso é o campo, e quanto mais distante, mais fraco o campo elétrico.
Materiais:
* Eletrodos retangulares * Bateria. * Voltímetro. * Bacia com água. * Cabos. * Papel milimetrado.
Procedimentos:
Nessa experiência escolhemos uma voltagem, medimos com o voltímetro e criamos um campo elétrico ligando o voltímetro em paralelo, vimos a intensidade do campo elétrico em diferentes pontos da bacia com agua, marcando no papel milímetrado achamos a distância e a diferença de potencial em dois pontos e calculamos o campo elétrico nessa região. Provamos experimentalmente que quando mais perto do núcleo maior será a intensidade do campo elétrico.
Resultados:
Diferença de potencial (max) = 9 v. Diferença de potencial = 2 v
Distancia (max)= 22,5 cm. Distancia = 1,4 cm.
E = ddp/distancia. E = ddp/distancia.
E = 0,4 v/cm. E = 1,43 v/cm.
Discussão:
Vimos as relações analógicas das formulas entre a física gravitacional e a física elétrica, assim como a Terra tem um campo gravitacional, uma carga Q também tem um campo que pode influenciar as cargas de prova q nele colocadas. Desta forma, assim como para a intensidade do campo gravitacional, a intensidade do campo elétrico (E) é definido como o quociente entre as forças de interação das cargas geradora do campo (Q) e de prova (q) e a própria carga de prova (q).
Conclusão:
Portanto a pratica realizada conseguiu