02 FORMACAO DO PRECO DE VENDA
Para que se efetue a análise de formação do preço de venda de um produto é necessário que se conheça tipo de mercado em que se atua ou deseja atuar. Alguns fatores influenciam a formação do preço de venda de produtos ou serviços, sendo que o grau de influência cada fator varia ao longo do tempo, podemos citar neste processo:
Concorrência: nos mercados onde há oferta de produtos semelhantes por muitas empresas, a tendência é de que o preço seja menor do que se não houvesse competição.
Clientes: o cliente é fator constante de preocupação por parte das organizações no que tange a fixação de preços, pois em decorrência de majoração de preços, eles podem diminuir o consumo, deixar de consumir ou adquirir produtos substitutos que custem menos.
Gastos: o empresário espera recuperar todos os gastos efetuados para produzir seu produto e ainda auferir lucros.
Governo: o governo influencia sobremaneira a política de preços, quer seja de forma positiva, através de subsídios, incentivos; quer seja de forma negativa através da majoração de impostos, criação de novos impostos, diminuição de prazos de recolhimento de impostos, etc.
O custo-meta é o custo obtido pela subtração de um preço estimado (ou de mercado) da margem de lucratividade desejada, com o objetivo de atingir um custo de produção igualmente desejado. Para sua determinação utiliza-se basicamente a análise das condições mercadológicas, através de estimativas.
FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA EM UMA EMPRESA COMERCIAL
Partiremos para um exemplo prático para fins de cálculo de preço de venda, considerando-se as despesas de funcionamento, custos de aquisição de mercadorias, despesas de comercialização, margem de lucro, mark up (taxa de marcação), entre outros conceitos.
Estrutura Administrativa
DESPESAS FIXAS
DESCRIÇÃO
VALOR
Salários e Encargos 5.000
Pró-labore
2.000
Aluguel
500
Telefone e Fax 200
Água e Energia Elétrica 100
Correios e Telégrafos 50
Material de