02 Codigos De Barra
Códigos de barra EAN13:
1. COMO FUNCIONA:
A leitora ótica foi projetada para ler barras ou ausência de barras com 0,33 mm de espessura.
Quando a barra existe, representa o algarismo binário 1 e a sua ausência representa o algarismo binário 0.
A existência de barras mais grossas é pura ilusão, pois, na realidade, são várias barras justapostas, representando uma seqüência de algarismos binários 1.
O mesmo acontece em relação aos espaços, isto é, espaços maiores representam uma seqüência de algarismos binários 0.
Adotou-se comercialmente em todo mundo o código EAN-13 como o padrão para identificação de produtos comerciais. Apenas os Estados Unidos e o Canadá não adotam este padrão.
Utiliza-se também o código EAN-8, muito raramente, apenas quando o tamanho do produto impede o uso do código EAN-13, pois, o primeiro utiliza 8 dígitos decimais para representar o código do produto, enquanto que o segundo utiliza 13 algarismos decimais.
2. HARDWARE:
A leitora é ligada na entrada para teclado da CPU e este na leitora, através de uma dupla de conectores presentes no final do cabo da mesma.
Para o teclado Para a
CPU
Desta forma, a leitora ótica funciona como se fosse um teclado, não necessitando portanto de qualquer instalação de software. Como estão ligados em paralelo, tanto faz digitar os números do código de barras, como lê-los através da leitora, que estes serão colocados no objeto que estiver focado no momento (edit, memo, dbedit, etc...).
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO DELPHI - Prof. Alberto Cezar de Carvalho – Página 2
3. O CÓDIGO EAN-13:
Existe uma entidade mundial que controla a numeração dos produtos comerciais: é a EAN.
O Brasil se filiou à mesma e recebeu o número 789 como prefixo de todos os seus produtos. No nosso país, quem controla a liberação dos números é a GS1 BRASIL, constituída oficialmente em 8 de novembro de 1983, a ABAC - Associação Brasileira de