02 Check List Avalia o
Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo
NR-12
SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
CHECK-LIST DE AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADES
AUTOR: JAQUES SHERIQUE
A evolução tecnológica industrial mundial trouxe muitos benefícios às indústrias e à sociedade com novos e modernos produtos, melhorando a qualidade de vida dos consumidores.
Por outro lado, esta mesma evolução tecnológica levou para dentro das indústrias máquinas semi automáticas ou totalmente automatizadas, que tinham em sua concepção básica, conceitos de projeto para significativo aumento de produtividade.
No final da década de 90, a Europa industrializada, começava a sentir os problemas causados por essa evolução tecnológica.
Nesta época, a maioria das indústrias européias já tinham implementado em sua totalidade a obrigatoriedade do EPI (Equipamento de Proteção Individual), e mesmo assim, a freqüência de acidentes do trabalho com mutilações continuava alta, acarretando altos custos para a sociedade, devido à conceitos de produtividade terem sobreposto condições de segurança das máquinas, em muitos casos.
Diante deste fato, a comunidade européia resolveu investir em um sistema de segurança para máquinas, que viesse a reduzir o número de acidentes com mutilação, visto que o EPI não era capaz de evitar estes acidentes mais graves, atendendo ainda aos requisitos de produtividade ao qual o cenário industrial estava sendo submetido.
Assim, em 1993 surgiu na Europa o mais completo sistema de segurança para máquinas e equipamentos, voltado à proteção humana.
Depois de avaliado por 2 anos em diferentes tipos de indústria no mercado europeu, foi constatada a eficácia do mesmo, que posteriormente passou a ser obrigatório em muitos países da Comunidade Européia, a partir de 1995.
Documentado através de um Sistema de Normas chamado EN (European Normalization), passou a ser veiculado em diversos outros países, espalhando pelo mundo os mais modernos