019393873898
1595 palavras
7 páginas
Universidade AnhangueraServiço Social – 4°semestre
Adriana Lopes Dos Santos Castro – RA 366930
Cleideliane Narjara Almeida S. Santos – RA 380250
Jussara santos Sampaio – RA 377440
Marivone Cerqueira Santos – RA 360086
Análise do filme Tropa de Elite
Trabalho apresentado para avaliação do curso de serviço social, turma 4º semestre, disciplina Fundamentos das Políticas Sociais da Universidade Anhanguera ministrado pela professora Helenrose A. da S. Pedroso Coelho.
Porto Seguro
29/09/2013
Introdução
Este trabalho consiste na análise do filme tropa de elite (Brasil, 2007, direção de José Padilha), que vem nos trazendo algumas realidades sociais vivenciada nos dias atuais. Aqui iremos abordar dois conflitos sociais presentes no filme: corrupção e a violência que trazem efeitos sérios a população. Falaremos também de possibilidades de ações profissionais para o enfrentamento das questões sociais.
Análise do filme tropa de elite (2007).
O filme tropa de elite mostra algumas das realidades brutais das grandes cidades brasileiras, em especial a cidade do Rio de Janeiro. Vemos no filme várias questões sociais, como violência, criminalidade e corrupção. De modo geral, o filme faz emergir demandas que se mostram alarmante, tanto pela sua recorrência quanto pela sua dimensão. A polícia militar no modelo que é apresentado reúne indivíduos cuja maioria vê na violência um meio legítimo de obter através de funções, aquilo que de outro modo não obteriam como: dinheiro, presente, benefícios em geral e estes policiais corruptos é que são denunciados no filme. Nesse contexto podemos perceber que a corrupção atinge muitas repartições e órgãos públicos e a sociedade em geral, mais não corrompe a todos. O que surpreende é ver como a corrupção, tratada no filme, está enraizada na identidade e na cultura do povo brasileiro. No filme também são apresentadas várias manifestações culturais