016757971210

275 palavras 2 páginas
Núcleo Celular

O núcleo é uma estrutura na maioria das vezes esférica, delimitada por uma dupla com numerosos poros e que se apresenta constante praticamente em todas as células, mesmo nas procarióticas, onde, ainda que difusa, não deixa de estar presente.
As únicas células verdadeiramente anucleadas são as hemácias dos mamíferos, uma vez que, durante o seu processo de formação, elimina integralmente seu núcleo. Mais, ao contrário do que muita gente pensa, o formato bicôncavo das hemácias não e devido é devido á ausência do núcleo.
Ao estudarmos os componentes do núcleo celular, temos que considerar uma importante distinção entre o núcleo interfásico (quando a célula estiver em repouso, fora do período de divisão),
Núcleo mitótico(quando a célula estiver em pleno processo de mitose, isto é, divisão celular). É que, durante a interfase, não se observa os cromossomos no interior do núcleo. Retículo nuclear. Durante a divisão celular, esses filamentos se enrodilham e individualizam os cromossomos.
Cariomembrana
O espaço interior do núcleo e denominado de nucleossomo, termo que faz contraposição com citossomo, que já vimosa antes. Todo o nucleossomos é delimitado pela cariomembrana ou carioteca (membrana nuclear),que e uma membrana dupla de natureza lipoprotéica,com numerosos poros, através dos quais se dá o intercâmbio de substância entre o nucleossomo e o citossomo.

Introdução
A citologia é o ramo da biologia que estuda as células e suas particularidades.
Concentra-se também no entendimento de seu funcionamento. Nesse conteúdo, iremos apresentar um pouco mais detalhado a importância que a célula e suas estruturas têm em nosso corpo.

Equipe:
Emanuel Estéfano
Francinalva leite
Olga xênia(83)81175066
Rafael Severino
Rosália Erika T Porto
Cristiany da silva

Relacionados