015676162313
4920 palavras
20 páginas
- Seção IV CONTEXTO EMPRESARIALINTERCÂMBIO, Vol. 5, 1996 (141 - 154)
A POLIFONIA E A MODALIDADE COMPONDO A ESTRUTURA
ARGUMENTATIVA DE DOIS TEXTOS JORNALÍSTICOS
Vânia Maria Lescano GUERRA (UFMS-PUC/SP)
Teresinha de Fátima NOGUEIRA (UNIVAP-PUC/SP)
Sônia Maria Corsa MAHER (PUC/SP)
Maria Cristina de Siqueira NOGUEIRA (PUC/SP)
ABSTRACT: This article aims at demonstrating how the concepts of poliphony and modality interrelate to form different argumentative structures. Although we have compared two differently organized newspaper texts, the effects of argumentation were similar.
0.
Introdução
Este trabalho tem por objetivo a análise de um córpus constituído por dois textos escritos, retirados de duas secções dos jornais “Diário do Comércio e Indústria “e o “Estado de São Paulo”.
Os dois textos atingem leitores específicos, isto é, aqueles que se interessam particularmente por economia, negócios,etc, sendo que o texto 1 é escrito por um jornalista e o 2 é escrito pelo presidente de uma empresa.
É importante ressaltar, ainda, que os dois textos referem-se à
Empresa Simonsen Associados.
A análise se dará à luz da teoria da Semântica Argumentativa, tendo como base os estudos desenvolvidos por Ducrot (1987), com relação à polifonia. Um outro fenômeno da argumentação que ainda norteará nossa pesquisa é o das modalidades do discurso, utilizando trabalhos de Cervoni (1989) e Maingueneau (1991).
Algumas questões estarão orientando a nossa discussão. Em primeiro lugar, como está construída a estrutura argumentativa dos textos que compõem o córpus em questão? Ou ainda: quais as variabilidades e regularidades, no nível linguístico, existentes entre elas? E finalmente, como definir o ato perlocucionário derivado dessa argumentação? 142
1.
Seção IV
Contexto Empresarial
Fundamentação teórica
Para procedermos a análise do córpus, é necessário examinarmos alguns conceitos essenciais referentes à organização da estrutura