012425411996

1406 palavras 6 páginas
SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO
O Programa Nacional de Suplementação de ferro consiste na suplementação medicamentosa de sulfato ferroso para todas as crianças de 6 a 18 meses de idade, gestante a partir da 20º semana e mulheres até o 3º mês pós-parto.

Objetivo Geral

Reduzir a prevalência de anemia por deficiência de ferro em crianças de 6 a 18 meses, gestantes mulheres no pós-parto em todo país.
O ferro e um nutriente essencial para vida e atua principalmente na síntese (fabricação) da célula vermelhas do sangue e no tratamento do Oxigênio para todas as células do corpo.
A deficiência do ferro pode apresentar-se em graus variáveis, que vai desde a depleção do ferro sem comprometimentos orgânicos, até a anemia por deficiência de ferro que afeta vários sistemas orgânicos. A depleção de ferro supõe um a diminuição dos depósitos de ferro, mas a quantidade de ferro funcional pode não estar alterada. Ou seja, indivíduos com depleção de ferro não possuem mais ferro de reserva para ser mobilizado, caso o organismo necessite.

- Distribuir doses semanais de sulfato ferroso para crianças de 6 a 18 meses;
- Distribuir doses diárias de sulfato ferroso e ácido fólico para gestante;
- distribuir doses diárias de sulfato ferroso para mulheres no pós-parto e no pós-aborto;
- Desenvolver atividades de orientação nutricional para famílias acompanhada no programa, com vistas a fomentar o consumo de alimentos ricos em ferro e hábitos alimentares saudáveis;
- Controlar as formas moderadas e graves da Anemia por Deficiência de Ferro;
- Avaliar o impacto da suplementação de ferro.

O que é a anemia?

A anemia pode ser definida como um estado em que a concentração de hemoglobina no sangue está anormalmente baixa, em consequência da carência de um ou mais nutrientes essências, qualquer que seja a origem dessa carência. Contudo, apesar da ausência de vários nutrientes contribuir para ocorrência de anemias carências como fosfato, proteínas, vitamina B12 e cobre,

Relacionados