01 A Import Ncia E Aplica O Da Bio Tica Nos Profissionais Da Sa De Corrigido
Introdução:
Bioética é o estudo sistemático na área das ciências da vida e da atenção á saúde e é modulado pelos princípios e valores morais, representados pelo individuo, nos quais se somam suas experiências e seus valores estabelecidos entre o ser humano e seu meio.
O termo bioética ,é definida como "o ramo da ética que enfoca questões relativas à vida e à morte, propondo discussões sobre alguns temas, entre os quais: prolongamento da vida, morrer com dignidade, eutanásia e suícidio assistido). Iniciando-se com uma grande preocupação, dentro da teologia, com valores humanos, a bioética estendeu-se pela filosofia, adquiriu um caráter multidisciplinar (direito, antropologia, ciências sociais, psicologia e outras). Nas ciências da saúde, especificamente, preocupou-se com as condutas médicas e a relação médico-paciente.
Principais dilemas enfrentados pelos profissionais da Saúde:
Os benefícios introduzidos pela tecnologia científica na área de saúde são indiscutíveis, pois o progresso tecnológico está sendo fundamental para a resolução de problemas e para a manutenção da vida das pessoas. O aumento progressivo e acelerado das especialidades médicas, com o desenvolvimento da ciência médica, comporta problemas não só de ordem epistemológico-didática, mas, sobretudo, ética: o desvanecimento da visão global, da concepção holística e da história pessoal do paciente, mais precisamente, a setorização do diagnóstico e a despersonalização da doença. Se por um lado essa "superespecialização" da ciência médica tem a vantagem de aumentar o número de dados sobre a doença, sobre o diagnóstico e sobre o tratamento do paciente, por outro, ela requer maior empenho dos profissionais de saúde para compor tanto o objeto de pesquisa ou de tratamento (a doença), quanto a unidade de consciência no indivíduo doente e, consequentemente, a dualidade da relação médico-paciente.
Delineia-se, assim, de maneira cada vez mais