01 trab citologia
ALEX DA SILVA LEMES
III FASE EMBRIONÁRIA
ORGANOGÊNESE
Alegrete-RS
2015
INTRODUÇÃO:
O trabalho a seguir apresentado tem como finalidade descrever e explicar a terceira fase embrionária de um animal. Embora o desenvolvimento do produto da fertilização seja ininterrupto, pode ser dividido de forma arbitrária em três fases, de modo a distinguir três grandes períodos bem diferentes. A primeira fase é a denominada SEGMENTAÇÃO e corresponde ao período que se inicia no momento da fertilização e termina com a nidificação da blástula na mucosa uterina. Ao longo desta fase, deve-se falar de ovo ou produto da concepção. A segunda fase designa-se fase GASTRULAÇÃO e engloba o primeiro trimestre de desenvolvimento, período ao longo do qual todos os órgãos do corpo vão sendo formados. Durante esta fase, o novo ser é denominado embrião. A terceira fase, a mais prolongada, é a denominada fase ORGANOGÊNESE e compreende o tempo que resta até ao momento do nascimento, correspondendo ao período de amadurecimento, ao longo do qual os órgãos, já formados na etapa anterior, acabam de adquirir a sua estrutura definitiva, alcançando a sua plena atividade, fatores essenciais para possibilitar uma vida independente fora do organismo materno. Ao longo desta fase, o produto da fertilização deve ser denominado feto.
DESENVOLVIMENTO
FASES EMBRIONÁRIAS
O desenvolver-se embrionário (ou embriogénese) é o conjunto de mutações que ocorrem desde a fecundação até ao nascimento. Durante o desenvolvimento embrionário distinguem-se diferentes fenômenos que são idênticos para as diferentes espécies: a multiplicação celular, os movimentos morfogenéticos e a diferenciação celular.
Nos vertebrados este desenvolvimento é contínuo embora seja possível assinalar três fases distintas: segmentação, gastrulação e organogénese.
Depois