01 Introdu O Filosofia E Aos Problemas Filos Ficos TEXTO
O QUE É A FILOSOFIA?
O homem, diz-se, é naturalmente filósofo, “amigo da sabedoria”. E é verdade. Ávido de saber, não se contenta em viver o momento presente e aceitar passivamente as informações fornecidas pela experiência imediata, como fazem os animais. Seu olhar interrogativo quer conhecer o porquê das coisas, sobretudo o porquê da própria vida.
Mas enquanto o homem comum, o homem da rua, formula estas interrogações e enfrenta estes problemas de maneira descontínua, sem método e sem ordem, existem pessoas que dedicam a essas pesquisas todo o seu tempo e todas as suas energias, e propõem-se a obter uma solução concludente para todos os ingentes problemas que espicaçam a mente humana, por meio de uma análise aprofundada e sistemática. São estas as pessoas a que costumamos chamar "filósofos".
ENTÃO, O QUE É EXATAMENTE A FILOSOFIA?
A Filosofia é um conhecimento, uma forma de saber e, como tal, tem sua esfera particular de competência; sobre esta esfera busca adquirir informações válidas, precisas e ordenadas. Mas enquanto é fácil dizer qual é a esfera de competência das várias ciências experimentais, não é tão fácil delimitar o campo de pesquisa próprio da Filosofia. É sabido, por exemplo, que a botânica estuda as plantas, a geografia os lugares, a história os fatos, a medicina as doenças etc.
MAS A FILOSOFIA, QUE ESTUDA ELA?
No entender dos filósofos, a Filosofia estuda tudo.
Aristóteles, o primeiro a pesquisar rigorosamente e sistematicamente a natureza desta disciplina, diz que a filosofia estuda "as causas últimas de todas as coisas".
Cícero define a filosofia como sendo "o estudo das causas humanas e divinas das coisas".
Descartes afirma que a filosofia "ensina a bem raciocinar".
Hegel concebe a filosofia como "saber absoluto". Whitehead julga que seja tarefa da filosofia
"fornecer uma explicação orgânica do universo". Poderíamos citar muitos outros filósofos que definem a filosofia quer como estudo do valor do conhecimento, quer como pesquisa