01 Aula Prom Vendas 2parte
2718 palavras
11 páginas
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISINGProfa. Christiane Canotilho
Data:
___/___/___
Promoção de Vendas
- Sant' Anna, Armando - Propaganda - Teoria, Técnica e Prática - Ed. Pioneira.
- Franzão, Angelo e outros - Propaganda, Profissionais Ensinam Como Se Faz - Ed. Atlas, RJ CALENDÁRIO PROMOCIONAL
As atividades de promoção e de merchandising normalmente baseiam-se em um Calendário Promocional, onde constam todas as datas importantes para se anunciar e lançar campanhas para lojas comerciais, de janeiro a dezembro. Também devem ser incluídas as que poderão ser utilizadas para anúncios institucionais. Além das datas oficiais dos países com quem mantemos relações, datas de aniversário, efemérides, acontecimentos sazonais, tudo bem programado e o estudo de aproveitamento que poderemos fazer de cada fato.
A vantagem do Calendário é que ele se transforma num “check-list” que permite um controle eficiente de todas as atividades. É sabido que é necessário planejar com antecedência as atividades a serem promocionalmente desenvolvidas ao longo do ano, prevenindo-se contra as dificuldades que possam surgir. O Calendário Promocional em muito contribui para se fazer o planejamento anual. A inclusão de todos os eventos previsíveis permite o desenvolvimento de um perfeito planejamento. Um Calendário completo deve fixar as providências de compras a efetuar, de modo a ter o produto a promover já estocado antes do início da promoção. Como é sabido entre o pedido do produto e o seu recebimento pode existir um prazo razoável, o que obriga a uma correta previsão da data certa de compra. Assim, em janeiro, deve-se fazer as primeiras encomendas para o inverno, que se inicia no dia 21 de maio.
O segundo item do Calendário é do controle de recebimento de mercadorias a serem promovidas no mês seguinte. Em janeiro as lojas já deverão estar recebendo as mercadorias de carnaval.
O terceiro item é o referente às promoções do mês. Assim, em janeiro a promoção deverá ser de artigos de férias,