007 1
SISTEMA OPENBIBLIO 0.6
1
Shinya Kadowaki, 2Cláudio Antônio Gomes
1,2
Centro Tecnológico da Zona Leste akaishin@gmail.com, claudio.gomes@gmail.com
1. Introdução
3. Openbiblio na versão 0.6 em português
Atualmente, são empregadas novas tecnologias para suprir as necessidades em facilitar a realização de um serviço, além de proporcionar uma melhor qualidade destes serviços. Tais tecnologias realizam constantes atualizações visando um desempenho que satisfaça cada vez mais os usuários que usufruem de seus serviços.
As tecnologias são aplicadas a diversos tipos de ramo de atividades, sendo uma delas a biblioteconomia. “A informatização de bibliotecas, viabilizada pela aplicação das chamadas de informação e de comunicação (TIC), é uma das mais seguras estratégias para a modernização dessas instituições e similares (centros de informação e/ou documentação).” [1].
Em função da necessidade de um entendimento mais fácil para um aproveitamento melhor do Openbiblio, o
Centro Tecnológico da Zona Leste criou o projeto
Openbiblio Brasil, do qual traduziu o sistema Openbiblio, adaptando-o e disponibilizando-o para o seu uso no Brasil.
O projeto Openbiblio Brasil foi criado em função da necessidade de um sistema que pudesse gerenciar uma biblioteca de forma simples e prática, atendendo as principais atividades realizadas em uma biblioteca e dispondo como língua o português, além de uma fácil disponibilidade para que todos possam ter o acesso.
Atualmente, a última versão do Openbiblio disponibilizada pela equipe, a versão 0.6, com o seu manual de instalação e de uso pode ser encontrado no portal da incubadora da FAPESP através do endereço eletrônico <http://openbiblio.incubadora.fapesp.br/portal>.
2. Apresentação ao Openbiblio
Para a área da biblioteconomia, a aplicação de um sistema deve possuir como base o gerenciamento das principais atividades realizadas em uma biblioteca como catalogação, indexação, controle de clientes.