005689052488
1310 palavras
6 páginas
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE – UNINORTEARQUITETURA E URBANISMO – 7º PERÍODO
CONFORTO AMBIENTAL II
EFEITO DE UM PROJETO LUMINOTÉCNICO NO CONFORTO HUMANO – CAUSAS E DECORRÊNCIA
RIO BRANCO – ACRE, OUTUBRO DE 2013.
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE – UNINORTE
ARQUITETURA E URBANISMO – 7º PERÍODO
CONFORTO AMBIENTAL II
EFEITO DE UM PROJETO LUMINOTÉCNICO NO CONFORTO HUMANO – CAUSAS E DECORRÊNCIA
ALUNO: André Gustavo Braña
André Vitor
João Lima
João Paulo Arruda
Pablo Queiroz
Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Conforto Ambiental II do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade União Educacional do Norte (UNINORTE - AC). Ministrado pelo Professor: Luciano Carvalho.
RIO BRANCO – ACRE, OUTUBRO DE 2013.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. EFEITO DE UM PROJETO LUMINOTÉCNICO 5
1.1 Causas e Decorrências 5
1.1.1 Facilitar as tarefas diárias 6
2. COMBINAÇÃO COM OUTROS PROJETOS 7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
O projeto luminotécnico envolve o equilíbrio entre a utilização de luz natural e luz artificial, com o intuito de garantir conforto visual, funcionalidade e economia para as edificações.
Quando trabalhado em conjunto com projeto de arquitetura de interiores e de mobiliário, o projeto luminotécnico é capaz de gerar efeitos, hierarquizar ambientes e elementos e conferir dramaticidade, a partir do uso de iluminação pontual ou difusa e dos tipos de luminárias e lâmpadas especificadas.
Além do projeto de ambientação do espaço através da iluminação o projeto luminotécnico contempla também a localização de tomadas, pontos telefônicos, pontos de som e lógica conforme o uso e a necessidade do ambiente em que se está intervindo.
Uma tendência que vem se expandindo na área de projeto luminotécnico é a automatização de ambientes, ou seja, o controle de vários elementos que compõem o espaço. Iluminação, som, equipamentos eletrônicos, cortinas, entre outros, podem ser programados e