005330912429
1395 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRECENTRO DE EDUCAÇÃO LETRAS E ARTES
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR: IGOR
ALUNO: RAIMUNDO N FERNANDES DE SOUSA
SINTESES DOS TEXTOS
SKINNER O ESTUDO DO COMPORTAMENTO, FREUD O INCONSCIENTE E A EDUCAÇÃO E MODELO PIAGETIANO
RIO BRANCO ACRE 24-05-2013
Burrhus Frederic Skinner
Foi um cientista q acreditou na possibilidade de controlar e moldar o comportamento humano. Foi um dos mais célebres pensadores da área do Behaviorismo, uma corrente dominante na psicologia até 1950. O behaviorismo estuda o comportamento humano, sendo este considerado um conjunto de reações dos organismos aos estímulos externos, teorizando e agindo somente sobre o q é cientificamente observável, descartando os estados mentais ou subjetivos. Condicionamento operante é um mecanismo q reforça determinada resposta de um indivíduo até que esteja condicionado a associar a necessidade à ação, assim o ambiente é modificado e produz consequências q novamente agem sobre ele, alterando a probabilidade de se repetir a ocorrência.
Um instrumento fundamental do processo de modelagem é o reforço, q pode ser positivo ou negativo. Skinner, rejeitou as noções como o livre-arbítrio e defendeu que todo comportamento é determinado pelo ambiente, mesmo q a relação do indivíduo com o meio seja de interação. Também afirmava q a cultura humana deveria rever conceitos como a liberdade e a dignidade.
Os modelos de ensino são desenvolvidos a partir da análise dos processos por meio dos quais o comportamento humano é modelado e reforçado, o conteúdo transmitido visa objetivos e habilidades q levam a competência, o aluno é considerado como um recipiente d informações e reflexões, o homem é consequência das influências ou forças do meio ambiente, a realidade para Skinner é um fenômeno objetivo, o mundo já é construído e o homem é produto do meio, o meio pode ser manipulado, sendo q o