003591290183

881 palavras 4 páginas
Biografia de Lima Barreto
Lima Barreto nasceu no Rio de Janeiro no dia 13 de maio de 1881, foi escritor romancista, contista, cronista e jornalista brasileiro. Filho de Joaquim Henriques de Lima Barreto e Amália Augusta, ambos mestiços e pobres, sofreu esse preconceito em toda sua vida. Seu pai era tipógrafo e sua mãe professora primária, e foi iniciado nos estudos pela própria mãe, o escritor é apadrinhado pelo visconde de Ouro Preto, ministro do Império, que lhe garante uma educação escolar de qualidade. Em dezembro de 1887, morre sua mãe, de tuberculose galopante.
Fez seus primeiros estudos e, pela mão de seu padrinho de batismo, o Visconde de Ouro Preto, ministro do Império, completou-os no Ginásio Nacional (Pedro II), entrando em 1897 para a Escola politécnica, pretendendo ser engenheiro, mas, reprovado continuamente em diversas matérias teve, porém, de abandonar o curso para assumir a chefia e o sustento da família, devido ao enlouquecimento do pai, em 1902, almoxarife da Colônia de Alienados da Ilha do Governador. Nesse ano, estréia na imprensa estudantil. A família muda-se para o subúrbio do Rio de Janeiro, Engenho de Dentro, onde o futuro escritor resolve candidatar-se a um cargo vago na Secretaria da Guerra, mediante concurso público, tendo passado em 2.° lugar e ocupado a vaga, por desistência do 1.° colocado, 1903 também colaborando com a imprensa do Rio de Janeiro, publicando artigos e crônicas em periódicos como Correio da Manhã, Jornal do Commercio e A Gazeta da Tarde.
Com amigos literatos, funda e dirige a revista Floreal, que tem apenas dois números. Estréia como romancista no ano de 1909, com a publicação de Recordações do Escrivão Isaías Caminha. Já em 1911, em formato de folhetim, nas páginas do Jornal do Commercio, publica Triste Fim de Policarpo Quaresma, que se torna sua obra mais célebre, editada em livro apenas quatro anos depois. Por essa época já são agudas as crises do escritor relacionadas ao alcoolismo e à depressão que provocam

Relacionados

  • 003591290183
    366 palavras | 2 páginas