0000000000000000000000
O Mito da Caverna,é uma passagem do livro “A República” do filósofo grego Platão, que na atual sociedade representa que os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade.
O mito:
O mito fala sobre pessoas que são prisioneiros desde o nascimento e que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam observando, analisando e julgando as situações que tais imagens apresentam. Eis que um prisioneiro um dia consegue se libertar e sai para explorar o "mundo" externo e perceberia que tudo que eles julgavam e observavam eram apenas sombras de estatuas. Fica encantado com este contato com as coisas externas e volta á caverna para contar aos outros prisioneiros tudo que descobrira sobre o mundo exterior, porém eles não acreditam em tais palavras, que a uma outra realidade além da que eles percebem na parede da caverna.
Qual o significado do mito comparando-o a nossa realidade?
No mito, os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos do senso comum.
Referências: www.suapesquisa.com.br filosofia.uol.com.br
www.brasilescola.com