00 Atividades Libras Pag
1. Esquematize o conteúdo teórico do capítulo, ressaltando os conceitos-chaves.
Linguagem
Língua
Pode ser entendido como qualquer sistema de comunicação ou de notação, humano ou não-humano, natural ou artificial. Ela aparece como uma faculdade ou potencialidade de expressão
Refere-se a uma língua em particular como exemplo português, grego, inglês
Linguagem natural
É aquela que pode ser desenvolvida espontaneamente a partir do instrumental biológico e sensorial de que os seres são dotados, traduzindo-se em uma capacidade de expressão e reflexão por meio de signos.
Língua natural Quanto à definição do que é língua natural dois pontos devem ser considerados. 1° diz respeito ao condicionamento dessa definição a construções teóricas diversas e à área do conhecimento a qual está ancorado o estudo da língua.
2° liga-se à investigação das propriedades inerentes a uma língua natural, propriedades essas que vão torná-la distinta de uma língua não-natural. Exemplo de língua não-natural é o esperanto, inventado no final do século XIX como formam de facilitar a comunicação internacional.
LÍNGUA DE SINAIS
As línguas de sinais são línguas visoespaciais.
Elas se apresentam em uma modalidade diferente das línguas orais, pois utilizam a visão e o espaço, e não o canal oral-auditivo, para sua realização.
Tradicionalmente a língua foi associada à fala, várias concepções inadequadas surgiram quanto ao estatuto de tais línguas como sistema linguístico
Segundo Quadros e Karnopp
A língua de sinais é uma mímica incapaz de expressar conceitos abstratos;
Existe uma única língua de sinais que é universal e usada por todas as pessoas surdas;
Há uma falta de organização gramatical nas línguas de sinais, sendo