0 L Livro Comportamento Cap 3
CAPÍTULO
Ponto de Partida: da Visão Sistêmica1
Nossa consciência atenta e em vigília observa o mundo com miopia, uma coisa, um pedaço, um fragmento após o outro, de maneira a fazer com que nossas impressões de vida fiquem alinhadas num cordão fino, como se fossem contas de informação: a natureza, por sua vez, é um padrão estupendamente complexo, onde tudo acontece junto, em toda parte, de uma vez. O que sabemos dela e apenas o que podemos alinhar laboriosamente e rever ao longo do cordão dessa observação.
Alan Watts, in Em meu Próprio Caminho
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Depois de estudar este capítulo, você deverá ser capaz de:
1. Entender a lógica integrativa proposta pela Teoria Geral dos Sistemas (TGS).
2. Ter clara a distinção entre sistemas abertos e fechados e sua implicação crítica para o gerenciamento das organizações.
3. Interpretar melhor as organizações a partir de uma ótica agregadora.
4. Identificar a relevância do estabelecimento de objetivos para a operação bemsucedida do sistema organizacional.
5. Compreender a importância da abordagem sociotécnica e ser capaz de aplicá-la para a operação mais eficaz da organização.
SISTEMA: CONCEITO E HIERARQUIZAÇÃO
O crescimento e o aprofundamento do conhecimento humano conduziram, através do tempo, a uma maior especialização. Era como que uma necessidade ou, mais do que isso, uma inevitabilidade, na medida em que se tornou praticamente impossível, para
1
CARAVANTES, Geraldo R.; CARAVANTES; Cláudia B.; KLOECKNER, Mônica, C. Comunicação e
Comportamento Organizacional. Porto Alegre: ICDEP, 2013, p.35-44.
Página | 1
uma única pessoa, incorporar as informações e o desenvolvimento maciço dos vários ramos do conhecimento. Um Leonardo da Vinci, portador de conhecimentos enciclopédicos múltiplos e variados e em profundidade, tornou-se uma impossibilidade absoluta neste 3.o milênio. A especialização trouxe inúmeras vantagens, pois permitiu penetrar no âmago de cada uma das ciências. Entretanto, não só trouxe