É possível relacionar Ética e Tecnologia da Informação?
A ética abrange o estudo dos discursos morais, bem como os critérios de escolha para valorar e padronizar as condutas em uma família, empresa ou sociedade.
Pode ser aplicado sobre a ética na tecnologia da informação seguindo o raciocínio de Vasquez que diz que a moral é um sistema de normas, princípios e valores. Portanto, baseado no entendimento de ética como forma de padronizar conduta, é possível dizer que existe sim ética na tecnologia da informação uma vez que existem leis nacionais e leis de governança corporativa que regem e/ou predeterminam atitudes de convivência em um ambiente computacional. Por exemplo, as premissas de código de conduta: Lei 12.737/2012 (*Lei Carolina Dieckmann, sancionada em 3/12/12, em vigor desde 02/04/13), nela é tipificada delitos/crime informáticos em território brasileiro.
Para a conduta de ética corporativa, há tópicos que abordam e classificam condutas atreladas às políticas de segurança de informação da organização, a violação de certos itens correlatos ao âmbito computacional é tratada como quebra de sigilo operacional, passível de demissão por justa causa do colaborador.
A ética não difere muito dentro ou fora da Tecnologia da Informação, pois parte do principio que a pessoa entenda e compreenda o que é certo ou errado como parte do contexto o qual esta inserida, e só então escolherá se irá seguir ou não. Assim como é possível à ética dentro de outras áreas profissionalizantes também é cabível a ética