óptica
Óptica é o ramo da física que estuda a luz. Ela explica os fenômenos de reflexão, refração e difração, a interação entre a luz e o meio, entre outras coisas.
Os princípios fundamentais da óptica são:
1- Princípio da propagação retilínea: A luz sempre se propaga em linha reta.
2- Princípio da Independência dos raios de luz: Após o cruzamento dos raios luminosos, cada um deles segue o seu trajeto sobre a mesma reta que o continha antes do cruzamento, ou seja, um raio não modifica a trajetória do outro. Por isso, dizemos que os raios são independentes.
3- Princípio da reversibilidade do raio de luz: Também conhecido como o princípio do caminho inverso, o caminho seguido por um raio luminoso independe do seu sentido de propagação, ou seja, a trajetória seguida por um raio de luz é a mesma, independentemente de ele estar indo ou voltando.
A luz pode ser propagada em três diferentes tipos de meios.
1- Meio transparente: Permite a passagem ordenada dos raios de luz, dando a possibilidade de ver os corpos com nitidez. Exemplos: uma fina camada de ar, uma fina lâmina de vidro liso e pequenas quantidades de água limpa.
2- Meio translúcido: A luz também se propaga, porém de maneira desordenada, fazendo com que os corpos não sejam vistos com nitidez. Exemplos: vidro rugoso, papel celofane, papel vegetal e uma piscina funda cheia de água.
3- Meio opaco: É aquele que impede completamente a passagem de luz, não permitindo a visão dos corpos através do mesmo. Exemplos: Madeira, concreto e metais.
Quando os raios de luz incidem em uma superficie, eles podem ser refletidos regular ou difusamente, refratados ou absorvidos pelo meio em que incidem.
A reflexão regular (ou espetacular) ocorre quando o feixe emergente da superfície aprensenta a mesma organização do feixe incidente.
A reflexão difusa ou difusão da luz ocorre quando o feixe emergente da superfície apresenta uma forma totalmente desorganizada e diferente da organização do