Índices financeiros
A análise de índices envolve métodos de cálculo e interpretação de índices financeiros visando analisar e acompanhar o desempenho da empresa. Os administradores, como os acionistas, preocupam-se com todos os aspectos da situação financeira da empresa e procuram construir índices financeiros que sejam considerados favoráveis tanto pelos proprietários como pelos credores.
Índice de Liquidez
São utilizados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa, isto é, constituem uma apreciação sobre se a empresa tem capacidade para saldar seus compromissos.
▪ Índice de Liquidez Corrente (ou Liquidez Comum)
Mostra a capacidade de pagamento da empresa a curto prazo, ou seja, mede a capacidade da empresa saldar suas obrigações a curto prazo.
_Ativo Circulante_
Passivo Circulante
Em geral quanto mais alto o valor do índice de liquidez corrente, mais a empresa é considerada líquida.
▪ Índice de Liquidez Seca
O índice de liquidez seca é semelhante ao índice de liquidez corrente, exceto pelo fato de que exclui os estoques.
Ativo Circulante – Estoques
Passivo Circulante
Nem sempre um índice de liquidez seca baixo é sintoma de situação financeira apertada. Esse índice fornece uma medida melhor de liquidez geral quando o estoque de uma empresa não pode ser facilmente convertido em dinheiro. O índice de liquidez seca, por fim, é bastante conservador para que possamos apreciar a situação financeira da empresa.
▪ Índice de Liquidez Geral
Mostra a capacidade de pagamento da empresa a longo prazo, considerando tudo o que ela converterá em dinheiro (a curto e longo prazo), relacionando-se com tudo o que já assumiu como dívida (a curto e longo prazo).
Ativo Circulante + RLP
Passivo Circulante + ELP
Como os demais, a liquidez geral não deve ser vista isoladamente, pode ser que, num ano em que a empresa adquira um volumoso financiamento, investindo-o totalmente em seu AP,