Ética
O ser humano é movido a paixões e instintos sendo assim, é necessário que exista um conjunto de valores e princípios norteadores para que a vida em comunidade seja mais harmônica e tal papel cabe a Ética que existe desde os primórdios, no entanto o seu uso não é algo limitado podendo se reinventar suas aplicações de acordo com os questionamentos de cada época.
A ética possui um caráter universal e busca compreender o sentido dos valores morais, ou seja, ela não normaliza situações particulares e cotidianas e sim examina, avalia os valores morais concebidos pela sociedade.
Uma decisão só pode ser considerada ética, se for tomada por meio de argumentos racionais e de caráter universal.
Ao longo da história, independente da base, a ética sempre esteve ligada à realização do bem e à universalidade.
Atualmente, vivemos em uma sociedade globalizada e economicamente competitiva, que por um lado, gera muitos avanços tanto na área tecnológica quanto científica, e por outro gera a degradação do meio ambiente, mudança de hábitos e culturas, comprometendo a vida das pessoas.
Diante deste cenário, encontramos dificuldades para a construção de uma base ética, que ao mesmo tempo não impeça a evolução da sociedade e não prejudique a vida de muitas pessoas, aumentando ainda mais a desigualdade e a injustiça social.
ERIKA MOTTA BARBOZA
REAÇÂO-
Muito bem colocada a questão universalidade, pois infelizmente muitos tem usado questões pessoais como éticas a fim de obter vantagens, por isso se torna difícil construir uma base ética onde os conflitos estejam sendo discutidos sem gerar maiores