Ética
ETMOLOGICAMENTE FALANDO, ÉTICA VEM DO GREGO “ETHOS”, E TEM SEU CORRELATO NO LATIM “MORALE”, COM O MESMO SIGNIFICADO: CONDUTA, OU RELATIVO AOS COSTUMES. REALIDADE HUMANA CONSTRUIÍDA HISTÓRICA E SOCIALMENTE A PARTIR DAS RELAÇÕES COLETIVAS DOS SERES HUMANOS NAS SOCIEDADES. PODEMOS CONCLUIR QUE ETIMOLOGICAMENTE ÉTICA E MORAL SÃO PALAVRAS SINÔNIMAS.
OS ESTUDIOSOS DEFINEM A MORAL COMO UM CONJUNTO DE NORMAS, PRINCÍPIOS, PRECEITOS, COSTUMES, VALORES QUE NORTEIAM O COMPORTAMENTO DO INDIVÍDUO NO SEU GRUPO SOCIAL, A MORAL É NORMATIVA.
A ÉTICA É DEFINIDA COMO A TEORIA, O CONHECIMENTO OU A CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO MORAL QUE BUSCA EXPLICAR, COMPREENDER, JUSTIFICAR E CRITICAR A MORAL OU AS MORAIS DE UMA SOCIEDADE. A ÉTICA É FILOSOFICA E CIENTIFICA.
ÉTICA PROFISSIONAL
I ) A MORAL, O DIREITO E A ÉTICA A MORAL E O DIREITO BASEIAM-SE EM REGRAS QUE VISAM ESTABELECER CERTA PREVISIBILIDADE PARA AS AÇÕES HUMANAS, ENTRETANTO, ENQUANTO A MORAL INDEPENDE DE FRONTEIRAS GEOGRÁFICAS ESTABELECENDO IDENTIDADE ENTRE PESSOAS QUE UTILIZAM O MESMO REFERENCIAL DE MORALIDADE, O DIREITO BUSCA ESTABELECER REGRAS, OU SEJA, LEIS UM UMA BASE TERRITORIAL, QUE VALEM APENAS PARA UMA DETERMINADA ÁREA GEOGRÁFICA ONDE ESTA OU AQUELA POPULAÇÃO OU SEUS DELEGADOS VIVEM.
A ÉTICA TEM A VER COM O ESTUDO GERAL DO QUE É BOM OU MAU, CORRETO OU INCORRETO, JUSTO OU INJUSTO, ADEQUADO OU INADEQUADO. UM DOS OBJETIVOS DA ÉTICA É A BUSCA DE JUSTIFICATIVAS PARA AS REGRAS PROPOSTAS PELA MORAL E PELO DIREITO, ENTRETANDO DIFERE DELAS, POIS NÃO ESTABELECE REGRAS. É UMA REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO HUMANA.
II) ÉTICA PROFISSIONAL: UMA REFLEXÃO ESTA REFLEXÃO SOBRE AS AÇÕES REALIZADAS NO EXERCÍCIO DE UMA PROFISSÃO DEVE INICIA-SE ANTES DA PRÁTICA PROFISSIONAL. AO COMPLETAR A FORMAÇÃO EM NÍVEL SUPERIOR, A PESSOA FAZ UM JURAMENTO, QUE SIGNIFICA SUA ADESÃO E COMPROMETIMENTO COM A CATEGORIA PROFISSIONAL ONDE FORMALMENTE INGRESSA. ESTA ADESÃO VOLUNTÁRIA A UM CONJUNTO DE REGRAS