ÉTICA
ÉTICA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO
FACULDADE DA ALDEI DE CARAPICUÍBA – FALC ITAQUAQUECETUBA 2015
ÉTICA
O homem é um ser social e político, o que significa que temos uma necessidade tanto física quanto emocional de conviver em sociedade. Dentro das relações humanas surge a existência de dois fenômenos sociais, a ética e a política. Ao definir esses fenômenos logo perceberemos etimologias diferentes, mas que quando unidas formam uma aliança imprescindível.
A ética é um conjunto de valores morais e princípios que direcionam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, para possibilitar maior harmonia entre os indivíduos. Neste sentido, a ética, embora não seja uma lei, está relacionada como uma forma de justiça social.
ONDE E PRA QUE SURGIU A ÉTICA
A ética surge a partir do momento que se pensa regras para a vida em sociedade. E onde são definidos conceitos como "bem comum", "justiça", etc. Tudo isto buscando uma argumentação que não apela para o sobrenatural, como pede a atitude filosófica.
A moral é a prática de uma ética.
Tradicionalmente, a ética é entendida como um estudo ou uma reflexão cientifica ou filosófica sobre os costumes ou ações humanas. Pode ser o estudo das ações ou dos costumes de um tipo de comportamento. É uma ciência que estuda a liberdade humana e suas realizações praticas.
Este estudo, a questão prática onde se define teoricamente a liberdade, o "bem e o mal" e a questão da consciência moral. ((Didaticamente, a ética é dividida em dois campos: 1º) refere-se a questões gerais e fundamentais como a consciência x liberdade, consciência-valor, lei, etc. 2º) são nos problemas específicos de aplicação concreta como os problemas de ética profissional, política, sexual,