ética
Deriva do grego deontos ( dever ) e logos ( tratado ), isto é, a ciência dos deveres, no âmbito de cada profissão, consequentemente deontologia jurídica é a ciência que cuida dos deveres e dos direitos dos operadores do direito, bem como de seus fundamentos éticos e legais. Assim, Deontologia Jurídica é essa ciência aplicada àqueles que exercem alguma profissão jurídica, em especial os advogados, magistrados e promotores de justiça. Portanto constituí a fonte da moralidade profissional.
Esta materia pode ser estudada de dois modos: através da materia contida nas várias fontes legais e especialmente no Código de Ética Profissional e no método da exposição de textos, pura e simples, do referido código e de outros diplomas legais.
O estudo sistemático e amplo da Deontologia Jurídica compreende duas partes, a saber:
a) Deontologia geral e teórica, que tem por objetivo os fundamentos filosóficos do dever.
b) Deontologia Jurídica propriamente dita, tem por objeto não os fundamentos em geral, mas estudo particularizado, atribuído à profissão do advogado, às funções do juiz e às do procurador de justiça.
O trabalho da deontoligia esta fundamentado em um tripé: a exixtência do dever; a natureza do dever e as consequencia do dever.
Dentre as disciplinas do direito, a que mantém mais intímo contato, sob o prisma da normatividade, é a Teologia Moral, de onde a Deontologia Geral ou teórica extrai os princípios e fundamentos da "ilicitude dos atos humanos", recebendo o ensino básico que, no âmbito da conduta humana, "os fins não justificam os meios" ou de que "não se deve fazer o mal para alcançar o bem".
A Deontologia também se relaciona com a Filosofia Moral, também denomina Ética ou Moral, que é a ciência das leis ideias que regulam os atos humanos.
Como sendo um dos pilares da Deontologia o dever, mas o que é o dever? Ele existe? Com certeza existe, sendo o bem enguanto obrigatório, ou seja o