Ética
Passo 1- Até que ponto um gestor de RH precisa compreender a ética e seus princípios como norteador das ações que o diferenciam no mercado de trabalho?
O bom Gestor de RH será aquele que puder obter uma boa formação profissional e pessoal, não limitando seus conhecimentos apenas em teorias administrativas, não é aquele que simplesmente, admite ou demite pessoas, não aplica os questionários prontos sem antes pensá-los e entendê-los, preocupando-se em entender de pessoas para depois avaliá-las.
Uma das grandes preocupações do Gestor de RH deve ser a de utilizar as melhores ferramentas que lhe permitam atrair e manter os melhores profissionais dentro da organização, porém para que isso seja possível, é necessário que a empresa tenha uma boa imagem no mercado onde atua, com profissionais competentes e equipe motivada, no entanto para que o Gestor de RH possa garantir o sucesso de todo o processo, ele deve conduzir todas as etapas de forma ética, racional e objetiva, garantindo que no processo de seleção todos os profissionais tenham igualdade de condições para sua contratação.
Não deve aceitar nenhuma violação dos direitos humanos e do trabalho, não deve tornar pública nenhuma informação, qualquer orientação por problemas pessoais buscadas por colaboradores, deve ser respeitada com confidencialidade, a política de remuneração da empresa deve ser aplicada com base em informações reais de mercado, não manipular sentimentos, não usar de qualquer tipo de discriminação.
A ética trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual, é um conjunto de valores e da moral que conduzem um indivíduo a tomar decisões, no que se refere principalmente às suas relações com o mundo.
Observe-se que a prática da ética nas organizações, por caminhos formais ou informais, instala-se por referências ideais de comportamento e procedimentos que servem de guia, modelo e exemplo de ações ou atitudes tidas como