Ética e relações humanas
Podemos afirmar que a ética hoje em dia é um dos fatores primordiais para que uma organização mantenha-se no mercado e principalmente dentro da lei e que possam assim não ter problemas desagradáveis no futuro. A falta de ética também gera grandes prejuízos e transtornos como, por isso, é necessário cumprir com todas as obrigações fiscais e registrar corretamente tais informações, além de que não pode deixar que a gestão de valores seja descartada, porque a falta dela ira gerar grandes problemas.Empresa responsável é empresa que age legalmente e eticamente dentro de todos os padrões exigidos.
O lucro torna-se um objetivo único e principal e como todas as organizações buscam por esse objetivo, surge então à competitividade. As organizações fazem de tudo para serem sempre as melhores do mercado e algumas delas não cumprem os princípios éticos.Hoje são muitas as fraudes e irregularidades que ocorrem no Brasil várias organizações foram e estão indo à falência por irregularidades éticas.Então a falta de ética em uma organização muitas vezes pode levar a organização ao fracasso de até ter que fechar as portas.
Uma das atitudes mais vistas no nosso país e no mundo lá fora é a corrupção, esta que é uma negação de ética. E para combater este tipo de ação, é preciso a intervenção do governo com o apoio urgente a educação e de uma sociedade organizada com leis rígidas e severas. Um fator importante que mostre a transparência das organizações à prestação de contas, que relata os seus resultados, justificando lucros e prejuízos, tornando-se um instrumento de gestão controlado e fiscalizado pelo governo federal.
Nesses tempos atuais não pode haver dúvidas, meia – ética, meio certa, pois quando se faz o certo o mais importante é ser justo e correto assim teremos uma organização e uma sociedade moralmente ética. Como nos casos da Enron, Parmalat e Andersen que se preocuparam apenas em dar boa impressão do que agir