ÉTICA PESSOAL, DE GRUPO E CORPORATIVA
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade apresentar a definição básica de Ética, além de especificar a definição de ética pessoal, ética de grupo e ética corporativa. Tendo em mãos todos os conceitos definidos, será possível verificar a aplicação de tais conceitos na situação da Polícia Militar do Paraná para uma análise mais detalhada.
2 CONCEITO DE ÉTICA
A Ética é uma condição indispensável para a convivência humana, uma vez que possibilita a manutenção de uma situação harmônica no interior da sociedade. A Ética, palavra que deriva do grego “ethos” e que significa comportamento. Seu estudo recai sobre as ações das pessoas que afetam outros indivíduos, outros grupos ou a sociedade inteira. Por esse motivo, tais condutas são regidas por um conjunto de valores e regras que, embora não escritos, são de cumprimento obrigatório. Ela contém regras de comportamento que, previnem conflitos, norteiam o indivíduo na distinção do bem e do mal, do certo e do errado, contribuindo assim, para o aperfeiçoamento de suas relações interpessoais. A Ética pode ser dividida em: - Ética pessoal; - Ética de grupo; - Ética corporativa.
2.1 ÉTICA PESSOAL
Todos nós aprendemos muito cedo, a distinguir o certo do errado como parte da educação que recebemos de nossos pais. Aprendemos valores e regras morais, como não mentir, não matar e não roubar, ensinamentos que, embora corretos, são insuficientes para o aprimoramento da nossa capacidade de relacionamento com as pessoas. Ética significa muito mais do que não mentir, não matar e não roubar. A Ética deve estar sempre presente em nossas relações familiares, em nossos grupos sociais e profissionais, para que conflitos e desentendimentos sejam evitados e o respeito e a harmonia sejam uma constante em nossas relações interpessoais. Podemos dizer que Ética é a arte da convivência. Quando a gente começa a se questionar sobre a