Ética Nicômao de Aristóteles
2432 palavras
10 páginas
INTRODUÇÃOO presente trabalho faz uma reflexão acerca do livro intitulado Ética a Nicômaco de Aristóteles.
Essa obra é composta por dez livros, sendo que cada um deles está subdividido entre nove e catorze capítulos, onde Aristóteles assume o papel de um pai preocupado com a educação e a felicidade de seu filho, tendo a intenção de fazer com que as pessoas reflitam sobre as suas ações e coloquem a razão acima das paixões, buscando assim a felicidade individual e coletiva, pois o ser humano vive em sociedade e suas práticas devem visar o bem comum. Mas antes de dar início a exposição do conteúdo aristotélico é importante situar o autor.
Aristóteles nasceu em Estagira, na Grécia, em 384 A.C. Era filho do médico Nicômaco. Aristóteles procurou em Atenas por uma boa formação quando ainda era jovem. Sentiu-se atraído pela Academia de Platão e a escola retórica do sofista Isócrates. Escreveu diversas obras, entre elas a Ética a Nicômaco. Segundo Nodari a Ética a Nicômaco situa-se na fase “instrumental-mecanicista” de Aristóteles, que foi de 347 A.C., ao deixar Atenas após a morte de Platão, até 335/334 A.C. ao romper com certos aspectos das ideias platônicas. Outro ponto que Nodari destaca e vale à pena mencionar é que Aristóteles não aceita o método matemático de Platão, pois não é concebível a reflexão ética partir de abstrações, mas sim, das mais diversas experiências do cotidiano das pessoas.
Para melhor compreensão, o trabalho está dividido em subtítulos de acordo com o livro.
LIVRO I
Em sua obra Aristóteles começa falando sobre o bem, para ele toda arte e toda investigação, bem como toda ação e toda a escolha, visam a um bem qualquer; e por isso que o bem é aquilo a que as coisas tendem. O bem supremo que pode ser alcançado através da ação e a felicidade.
O bem, ou melhor, o sumo bem para Aristóteles é a ciência mais prestigiosa e que prevalece sobre tudo. Esta é a ciência política, pois é ela que determina quais as ciências que devem