Ética na empresa
Técnico em Gestão de Recursos Humanos
A falta de ética gera prejuízos às empresas
Em uma sociedade egoísta e competitiva ficou raro encaixar a ética em meia a tantas guerras de poder, onde á espaço para corrupção e a desvalorização do bem comum. As empresas apelam para fraudes deliberadas para manter um crescimento artificial, uma meia- ética onde o mais importante é parecer ético do que ser ético, são trocas de valores que está afundando muitas empresas de grandes portes, como Enron, WorldCom e Parmalat, elas são exemplos que comprovam que a falta de ética e a transparência causam prejuízos, levando a um “buraco negro”.
A falta de ética tem uma consequência imprevisível, pois causam a elas a perca da respeitabilidade, a credibilidade, a confiabilidade e porque não a paz de espírito. Com tantos casos empresariais de antiética, vivenciamos em um momento de mudança cultural, onde o ser ético virou questão de sobrevivência para o sucesso da empresa. Entretanto, são poucos os lideres que possuem exemplos éticos a oferecer para seus colaboradores, para mais efeitos não adianta falar eticamente e sim agir, ter atitudes éticas, a educação corporativa e a integração das lideranças é fundamental para o desenvolvimento da ética e a garantia para o sucesso da organização.
Portanto, a falta de ética nas organizações é um ato de irresponsabilidades, pois não afeta apenas ela, mas a todos os envolvidos, é de mera importância trabalhar com transparência e honestidade, onde todos são comprometidos com a ética.