Ética, felicidade, renovação e perpetuidade!
ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
ÉTICA, FELICIDADE, RENOVAÇÃO E PERPETUIDADE!
De acordo com as pesquisas e conceitos estudados em sala, podemos entender que a Ética é um conjunto de normas, razoavelmente bem definidas, que devem ser conhecidas, obedecidas e respeitadas, e que são válidas dentro de um determinado contexto ou ambiente social.
Os valores éticos surgem dos diversos modos como a pessoa se coloca no mundo, de como se relaciona consigo mesma e com os outros.
Ser ético significa respeitar os diferentes modos de ser e aparecer da pessoa – tanto na sua vida individual, como enquanto membro da sociedade.
A diferença entre Ética e Moral está entre aquilo que queremos fazer e aquilo que achamos correto fazer. Aquilo que achamos correto fazer está baseado na moral. Aquilo que queremos fazer é pautado pela ética. Mas, enfim, qual a concepção de moral e ética? A moral é temporal, está sustentada nos valores da sociedade atual, é circunstancial. E a ética é atemporal, está enraizada no ser livre, no dever, de forma a nos transformar em seres autônomos, racionais.
Estas normas têm como objetivo a diminuição, ou mesmo, a eliminação de conflitos entre os seres que participam deste contexto, e assim proporcionar um aumento do “bem estar geral”.
Sendo assim, podemos destacar algumas características que define Ética e Moral, são elas:
✓ Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas. ✓ Ética é permanente, moral é temporal. ✓ Ética é universal, moral é cultural. ✓ Ética é regra, moral é conduta de regra. ✓ Ética é teoria, moral é a prática.
Nesta definição, a ética seria a normatização da moral: Uma forma de formalizar e aprimorar certas regras, que de certa forma, já nos seria intuitiva.
Ética não é uma “condição” que a gente tem de atender para agradar a empresa ou ao chefe; não é recitar códigos ou doutrinas simplesmente para agradar o outro ou satisfazer o ego e o orgulho próprio frente