Ética em foco
A ÉTICA EM FOCO
Tradicionalmente ela é entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Pode ser o estudo das ações ou dos costumes.
Este livro é simples, e que deixa caminho aberto para o conhecimento a fundo na ética como uma forma de comportamento. O autor trata do nascimento da noção da ética na Grécia antiga relacionando ética e religião, liberdade e problemas éticos. Destaca dois grandes nomes do estudo ético, Sócrates e Kant. Kant achava que ética dependia da igualdade humana, buscava sempre buscar a moral racional entre os povos, todos deveriam agir conforme a razão.
Sócrates obedecia as leis, mas sempre as questionava.
No segundo capítulo o autor trata da reflexão sobre a natureza, do bem moral, buscando um princípio absoluto sobre a conduta.
No terceiro capítulo aborda a relação da ética com a doutrina religiosa, onde se discute as influências de relacionamento, sexualidade e moralidade. As doutrinas procuravam orientar a vida dos indivíduos voltada para o bem às atitudes do ser humano perante a sociedade influenciava no modo em que as pessoas eram vistas. Viver de acordo com a natureza era questão moral e ter princípios religiosos era de fato, uma moral existente.
Platão (este quem escreveu os pensamentos de Sócrates), dizia: "Os homens deveriam procurar, então, durante esta vida, a contemplação das ideias, e principalmente da ideia mais importante, a ideia do Bem".
Entre os anos de 500 e 300 a.C., aproximadamente surgiram muitas ideias e muitas definições e teorias que até hoje nos acompanham. Não são apenas três pensadores (Sócrates, Platão e Aristóteles) os responsáveis por esta fabulosa concentração de saber, e por esta incrível análise e reflexão sobre o agir do homem.
O quinto