Ética , ciência e sociedade
RESUMO
A proposta deste artigo é trazer à discussão um tema que, apesar de discutido a séculos pela humanidade, mostra-se em ângulos diferentes e desafiadores a cada nova época da história da humanidade. A ética como um conjunto ilibado de valores morais, teoricamente deveria estar presente nos atos da humanidade, que após milênios de evolução social, construiu uma civilização baseada no conhecimento. Tentaremos analisar ao que se refere e qual o objeto da ética, como o indivíduo a percebe e incorpora no seu cotidiano, e por fim o seu discernimento no contexto da sociedade capitalista contemporânea.
Palavras-chave: ética, moral, costumes, sociedade, ciência, epistemologia.
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Ética
3. A Ciência e a Ética
4. Conflitos Sociais pela Falta de Ética
5. A Ética nas Organizações
6. Conclusão
1. INTRODUÇÃO
O comportamento humano desde a antiguidade tem sido objeto de estudo e discussão, e, na medida em que o tempo passa, não fica definitivamente caracterizado nem se chega a um termo comum. A cada descoberta da ciência, a cada criação das artes, uma nova faceta humana é revelada, e um novo ciclo de debates e perguntas se reinicia.
Sendo a ética intrínseca a essa natureza evolutiva, pois trata da essência e do propósito de cada ser, ora como guia para a busca última do autoconhecimento, ora como instrumento de juízo moral, segue o mesmo incansável caminho.
O que se pode entender na ética, enquanto universal, é que ela tem sido, desde os primórdios da sociedade humana, uma balizadora para os demais princípios que regem a condição social do ser humano. A partir da sua prática o indivíduo é aceito nos diversos meios em que circula, agindo assim como um salvo-conduto para a sua interação com este e, em decorrência, da sua sobrevivência física e intelectual.
Todo ser humano, independente da sua condição cultural, conhece os princípios éticos e morais vigentes em seu