Édipo
Os filósofos da natureza
Escola Estadual Advogado Demosthenes Martins
Professor: Marcelo – 1º ano A
Abril/2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho retrata sobre o povo indo-europeu Jônicos que descendeu doze cidades de sua geração, formando uma etnia de povo grego.
Fala ainda sobre o filósofo Pitágoras, conhecido como o mestre da matemática, considerando que os números formam todos os elementos e que a libertação da alma é intelectual. Seu maior teorema é que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa,
Trata da escola de pensamento, sua teoria é defender a unicidade de tudo, o nosso ‘’eu’’, o‘’ uno’’, que tudo é eterno e nada se muda.
A primavera da razão
OS JÔNIOS
Os jônicos ou Iônios, em Portugal usam-se os termos Jónios, Jónicos ou Lónios, que era um povo indo-europeu que se estabeleceu na Ática e no Peloponeso e foram depois para a Ásia Menor pela chegada dos dóricos.
Na Ásia Menor habitaram Halicarnasso e Esmirna e entre os séculos XII e X a.C. formaram a Liga Jônia, composta por doze cidades florescentes: Éfeso, Samos, Priene, Colofón, Clazómenas, Quios, Mileto, Teos, Mionto, Lebedos, Foceia e Eritras.
No século VI a.C. foram derrotados pelos persas e a sua revolta deu origem às Guerras Médicas. Jônico era sinônimo de grego, e era uma das quatro etnias que formaram o povo grego — juntamente com osaqueus, os eólios e os dóricos.
OS PITAGÓRICOS
Pitágoras de Samos foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos pelos anos de 571 a.C. e 570 a.C. e morreu provavelmente em 497 a. C. ou 496 a.C. em Metaponto.
A sua biografia está envolta em lendas. Diz-se que o nome significa altar da Pítia ou o que foi anunciado pela Pítia, pois sua mãe ao consultar a pitonisa soube que a criança seria um ser excepcional.
Pitágoras foi o fundador de uma escola de pensamento grega chamada em sua homenagem de pitagórica.
Segundo o pitagorismo, a essência, que é o princípio