Perigo nos céus! cinzas vulcânicas
Existem aproximadamente quinhentos e trinta e cinco vulcões em atividade no mundo, provocando em media quatro erupções por mês. Essas cinzas causam danos significativos na aviação, nas ultimas décadas o estudo desse fenômeno tem se tornado essencial para os vôos de aeronaves que cruzam em grandes altitudes o planeta.
A cinza vulcânica é composta de partículas de rochas com cerca de 2mm de diâmetro , misturadas numa nuvem de vapor d’água e gases tóxicos de diversos tipos como: SO , CO2, NOX,H2 e etc. Esses gases e as partículas quando associadas a água tornam-se perigosos ácidos de efeitos corrosivos , podendo corroer partes de aeronaves e contaminar o interior da mesma .
Coluna de erupção
Uma coluna de erupção consiste de cinza vulcânica emitida durante uma erupção vulcânica. A cinza forma uma coluna que se eleva por muitos quilômetros quase que verticalmente sobre o vulcão, nas erupções muito explosivas essa coluna pode se estender até os 40 km de altitude penetrando na estratosfera. Uma ocorrência comum é a de colapso de coluna, neste caso a coluna é demasiado densa para se elevada pelo ar por convecção.
Vulcão Chaiten
Monte Ilaima
Vulcões e Cinturão de fogo
Os vulcões lançam rios de lava derretida sobre a terra, fluxos piroclásticos que queimam qualquer coisa a sua frente antes mesmo de tocá-las e vapores fumegantes com cinzas leves são lançados na atmosfera do planeta. Com o passar dos anos, essas cinzas vulcânicas tem se tornado um transtorno para quem precisa cruzar o cinturão de fogo, aproximadamente 82% vulcões ativos se encontram no denominado cinturão de fogo, na junção da placa tectônica do pacifico com as Nortes Americanas, sul americanas e Indo-Australiana. Essa região abrange a cordilheira dos Andes na America do sul, as montanhas rochosas na America do norte e as ilhas do Japão, Filipinas e Indonésia.
Os efeitos nos aviões
Nuvens vulcânicas têm sido encontradas nos últimos anos com mais freqüência pelos aviões, isso