Ásia
29/09/2010 17h34
A Ásia é o maior continente da Terra. Além disso, ela possui as montanhas mais altas (na cordilheira do Himalaia), as grandes planícies fluviais (como a do rio Ganges, na Índia, e a do Yang-Tsé, na China), o país com a maior área (Rússia) e os países mais populosos (China e Índia), além de grandes potências econômicas (Japão e China).
Rússia
Durante o século 20 foi grande potência militar, econômica e política, mas perdeu importância após o final da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Hoje, o país ressurge como importante personagem mundial. Exportadora de gás natural e de petróleo, a Rússia é vital, por exemplo, para o abastecimento energético da Europa - e tem usado esse status como ferramenta de atuação geopolítica.
Também chama atenção o rearmamento e atuação militar da Rússia para manter sob sua influência os países do antigo bloco soviético. Exemplo disso é a guerra contra a Geórgia (agosto de 2008) e a oposição à entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
O país conta ainda com vasta gama de recursos minerais e produtos agrícolas, além de grande diversidade industrial, que herdou da época soviética e que inclui de indústrias aeroespaciais às de base.
República Popular da China
Tem a maior população do mundo - mais de 1,3 bilhão de habitantes - e não deve ser confundida com a República da China (Taiwan). Comandada pelo Partido Comunista da China desde 1949, é politicamente comunista e economicamente capitalista (ainda que a economia de mercado apareça apenas em algumas partes de seu território, chamadas Zonas Econômicas Especiais, as ZEEs).
Terceira maior economia do mundo, apresentou altíssimo crescimento econômico na última década. Mesmo assim, a China apresenta grandes problemas, como falta de respeito às liberdades individuais e aos direitos humanos, crescente desigualdade social entre campo e cidade e grupos