Áreas da biomedicina: Análises Clínicas
ANÁLISES CLÍCICAS
Introdução
As análises clínicas são um dos mais importantes meios complementares de diagnóstico. Consiste na detecção e/ou medição de determinadas substâncias ou microrganismos em amostras biológicas.
Imunologia
O sistema imune é o mecanismo de defesa específico contra uma variedade de antígenos
(vírus, células ou moléculas de proteínas. É uma organização complexa de tecidos, células, produtos de células e mediadores químicos biologicamente ativos que interagem para produzir a resposta imune.
Exames imunológicos
1. Imunoaglutinação
2. Técnicas de imunofluorescência
3. Teste ELISA
1. Imunoaglutinação
As
reações de aglutinação são promovidas por antígenos. Estes, quando em contato com anticorpos, dão origem a aglutinados. 2. Imunofluorescência
Imunofluorescência é uma técnica que permite a visualização de antígenos nos tecidos ou em suspensões celulares utilizando corantes fluorescentes, que absorvem luz e a emitem num determinado comprimento de onda.
1. Teste ELISA
O método utilizado para realizar o teste se baseia na interação anticorpo-antígeno. A adição de substrato ao complexo enzima-anticorpoantígeno resulta num produto colorido.
Este
produto é quantificado por uma leitora de ELISA.
Hematologia
A Hematologia estuda os elementos figurados do sangue (hemácia, leucócitos e plaquetas), a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos e as doenças a eles relacionadas.
Principais exames :
Hemograma completo, onde uma amostra de sangue vai para análise para fazer contagem dos leucócitos, hemácias e das plaquetas.
Mielograma, que averigua a existência de células leucêmicas na medula óssea e o tipo destas células.
Doenças relacionadas a problemas sanguíneos: Anemia
Falciforme
Hemofilia
Microbiologia
Microbiologia é o ramo da biologia que estuda os microrganismos, incluindo eucariontes