Álgebra linear na engenharia elétrica
CAMPO ELÉTRICO
André Roepke
Prof: Rafael Marteli
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
EEL-13
28/04/09
RESUMO
Um INTRODUÇÃO
O conceito de campo elétrico pode ser mais bem apresentado fazendo-se uma analogia do campo elétrico com o campo gravitacional criado pela terra.
A massa M da terra cria em torno de si um campo gravitacional g. Um corpo de massa próximo da Terra fica sujeito a uma forca de atração gravitacional decorrente da ação de g sobre m.
Uma carga Q origina em torno de si um campo elétrico E. Uma carga de prova q colocada nessa região fica sujeita à ação de uma força elétrica F.
Existe uma região de influencia da carga Q onde qualquer carga de prova q, nela colocada, estará sob ação de uma forca de origem elétrica.
2 O VETOR CAMPO ELÉTRICO
O campo elétrico pode ser representado, em cada ponto no espaço, por um vetor, usualmente simbolizado por e que se denomina vetor campo elétrico.
2.1 MÓDULO DO VETOR
O modulo do vetor, em um dado ponto, costuma ser chamado intensidade do campo elétrico naquele ponto. Para definir este módulo, considera-se a carga Q, criando um campo no elétrico espaço em torno dela. Colocando-se num ponto P uma carga de prova q, uma força elétrica atuará sobre esta carga de prova. A definição do vetor campo elétrico E é dada pela expressão.
A expressão permite determinar a intensidade do campo elétrico em qualquer outro ponto. De maneira geral E vai ser diferente para cada um desses pontos.
Observando que: , ou seja, conhecendo a intensidade E do campo elétrico em um ponto, pode-se calcular o modulo da força que atua em uma carga qualquer q colocada naquele ponto.
2.1.1 Intensidade
É dada por
2.1.2 Direção
O vetor E tem a mesma direção da força F.
2.1.3 Sentido
Analisando a expressão , pode-se associar o sentido do campo elétrico com o da força elétrica da seguinte forma: Se , e têm o mesmo sentido; Se