Álcool Estatísticas
• Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, ele é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento.
Quando consumido em excesso, o álcool é visto como um problema de saúde, já que esse excesso pode estar ligado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo (quadro de dependência). Estatísticas
• De acordo com dados do (CEBRID), pesquisa com estudantes de 1º e 2º Graus de 10 capitais brasileiras, 65% dos entrevistados afirmaram consumo de bebidas alcoólicas, dos quais 50% iniciaram o uso entre os 10 e 12 anos de idade.
• Pesquisa envolvendo as 24 maiores cidades do Estado de São
Paulo (cidades com mais de 200 mil habitantes) revelou que o uso na vida de álcool na faixa etária de 12 a 17 anos foi de 37,7% para o sexo masculino e 32,3% para o sexo feminino e o uso regular foi de 0,7% para o sexo masculino e de 1,9% para o feminino.
• Na mesma faixa etária a prevalência de dependentes de álcool foi de 5,3% para o sexo masculino e de 2,5% para o sexo feminino. Os gráficos 1 e 2 abaixo mostram as médias do início do consumo de álcool na adolescência e a relação da porcentagem de dependentes alcoólicos jovens no Brasil e nas 5 regiões brasileiras em 2001.
Frequência da ingestão de qualquer bebida alcoólica:
(Muito frequente: todos os dias; Frequente: 1-4 vezes/semana;
Ocasional: 1-3 vezes/mês; Raramente: menos de 1 vez/mês;
Abstinentes: menos de 1 vez/ano ou nunca bebeu).
O gráfico abaixo mostra a porcentagem do consumo de álcool em várias situações, sendo a maior em ocasiões festivas.
Álcool e Trânsito
Prevalência de dirigir alcoolizado e de ser passageiro em veículo com motorista alcoolizado e gênero entre jovens
(14 a 25 anos).
Pesquisa da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego
(Abramet), divulgada em 2009 baseada em dados nacionais e regionais do SUS referentes a