água e sustentabilidade
De toda a água existente no planeta Terra, aproximadamente 97% é salgada e o restante é de água doce que está dividida entre rios, lagos, partes congeladas e subterrâneas. Além da escassez de água, a população mundial tem crescido rapidamente, e a água do nosso planeta continua a ser distribuída da mesma forma.
A relação do homem com o meio ambiente é de descomprometimento e irresponsabilidade, que poderá consumar as previsões mais catastróficas quanto à escassez dos recursos naturais, sobretudo da água. Estima-se que atualmente, no mundo, 1,7 milhão de pessoas sofrem com a falta de água. Esta dificuldade também pode estar associada a fatores qualitativos, ocasionados, por exemplo, pelo descarte inadequado de resíduos sólidos.
Diversas são as substâncias tóxicas geradas nas diferentes atividades humanas. Nas práticas agrícolas, por exemplo, o uso sem controle de defensivos químicos pode representar um grande perigo ao meio ambiente, aos ecossistemas e à saúde humana. O meio ambiente é formado, dentro de uma visão simplificada, pelo solo, água e ar. Estes meios interagem entre si, o que significa que o resíduo descartado no solo, por exemplo, mais dia menos dia irá contaminar as reservas de água e o ar. Assim como, a decomposição dos resíduos descartados nos rios, originando substâncias tóxicas, pode atingir outros locais distantes da fonte poluidora, ampliando assim os danos da contaminação para o meio ambiente.
O resultado da poluição humana no meio ambiente resulta, também, no aquecimento global, que vem provocando aumento da temperatura em todo planeta e poderá acabar com diversas fontes de