Ácidos e bases na geologia
Introdução
Quase todos os compostos inorgânicos e uma grande parte de compostos orgânicos podem ser classificados como ácidos ou bases. Esses compostos estão envolvidos em processos vitais, na agricultura, na indústria e no meio ambiente. O produto químico que ocupa o primeiro lugar dentre os compostos produzidos mundialmente é um ácido: o ácido sulfúrico. Ocupando o segundo lugar nesse ranking está uma base: CaCO3. E em quarto lugar dentre os produtos químicos mais produzidos anualmente em escala mundial está a amônia, outra base. Exemplos simples do importante papel dos ácidos e das bases estão no equilíbrio deles no sangue, que precisam estar dentro de limites muito estreitos para manter uma pessoa saudável, na água potável, na qual sua qualidade depende de vários parâmetros para poder ser consumida. Um desses parâmetros é sua verificação na escala pH, feita a partir dos ácidos e bases, entre outras funções. O pH indica se uma substância é ácida ou básica, seus medidores, sensores ou indicadores, são recursos utilizados em diversas soluções para serem feitas análises qualitativas e quantitativas da solução em estudo. Diz-se que a solução é ácida se seu pH é inferior a 7 e que ela é alcalina se seu pH for superior a 7. Uma solução, cujo pH é igual a 7, é neutra. Para tratamento da água, o pH é, sem dúvida, um dos mais importantes parâmetros uma vez que existe um pH ótimo de floculação e decantação.
Os ácidos e bases também estão presentes constantemente na geologia, sendo produtos essenciais para análises realizadas pelo geólogo. O solo, por exemplo, quando está com acidez ou alcalinidade elevada pode causar problemas em diversas áreas, como na agricultura, na extração de minérios, entre outras atividades às quais discutiremos a seguir.
Ácidos e bases na Geologia
Diversas ferramentas químicas são utilizadas na geologia para estudar e resolver problemas geológicos, e dentre elas estão os ácidos e