UC17 – Comunicação interpessoal na negociação
970 palavras
4 páginas
UC17 – Comunicação interpessoal na negociaçãoReflexão
Quando trabalhava no café, tinha que ter uma comunicação mais assertiva e uma linguagem verbal mais correta, uma postura adequada há minha função. Mas, em algumas situações, por vezes era um pouco rude com os clientes, certas coisas que aconteciam perturbavam o bom funcionamento. Tinha que usar uma comunicação mais agressiva, que por vezes originava conflitos. Conflitos, esses, que devido a cada pessoa ter a sua personalidade, os seus valores, as suas crenças, as suas vivências que por vezes outros não as respeitavam. Obrigava-me a ter um comportamento autoritário mediante a situação. Relativamente aos fornecedores a minha comunicação era assertiva na negociação, para alem de serem nossos fornecedores eram também, todos eles amigos de longa data.
Uma boa comunicação proporciona relações estáveis e calmas. Porém nem sempre isto acontece, por várias razões, por exemplo, quando a linguagem empregue não é conhecida por ambos (emissor e recetor). É ainda importante que o recetor mantenha-se atento (escuta) e dê sinais ao emissor de que compreende o que é dito (feedback). Embora em cada um de nós exista quatro estilos de comunicação o passivo, agressivo, manipulador e assertivo. O assertivo deve ser utilizado para uma eficaz comunicação uma vez que assenta no respeito por si e pelos outros. Ao ser-se assertivo mostramos as nossas ideias, opiniões e sentimentos da mesma forma que respeitamos as dos outros e naturalmente estabelecermos relações em que ninguém saia a perder, ou seja, ambos ganham. A comunicação é essencial em todas os campos da nossa vida, quer na vida pessoal, social ou profissional. Cada um tem a sua forma de pensar, agir e reagir às mais variadas situações.
A comunicação corporal, não-verbal, gestual, dá-se através de meu corpo, através da necessidade, pressão, cansaço, diálogo simples, desinteresse, diálogo agitado ao telefone, olhar distraído, pensamento longe, alegria, olhar brilhante,