T Cnicas Especiais
A inovação tecnológica presenciada no decorrer das últimas décadas trouxe mais rigor e precisão aos tratamentos efectuados em radioterapia, uma vez que aliou o poder computacional a equipamentos mais avançados, permitindo assim o desenvolvimento de novas técnicas. A melhoria tecnológica teve um outcome clínico significativo para uma melhor resposta e menor toxicidade para os tecidos normais circundantes.
A Radioterapia conformacional tridimensional (3D-CRT) surgiu com a introdução de sistemas de planeamento, que trouxeram maior rapidez e eficiência aos cálculos das distribuições de dose, possibilitando o cálculo da dose personalizado para a configuração de campos desejada.
É realizada após terem sido delineados no computador, os volume-alvo, bem como todos os órgãos normais envolventes. Nesta técnica passa a haver possibilidade de uso de campos não complanares.
A técnica de IMRT (Intensity Modulated Radiation Therapy) permite modular a fluência do feixe e obter distribuições de dose muito variadas e precisas. No início definem-se as doses máximas a suportar pelas estruturas e órgão envolventes levando o computador a procurar uma solução que respeite, o mais possível, todos os parâmetros pré-definidos, planeamento inverso.
Actualmente são várias as metodologias disponíveis que permitem a realização de um tratamento em IMRT. Destaca-se a modulação da intensidade com MLC, a Tomoterapia e a Arcoterapia de Intensidade Modulada(IMAT).
A modulação da intensidade com recurso ao MLC pode ser efectuada em modo estático (SMLC) ou “step-and-shoot” e em modo dinâmico (DMLC) ou “sliding window”. O primeiro método subdivide o campo de tratamento sendo que cada divisão é criada pelo MLC. A modulação da fluência do feixe é conseguida controlando o número de divisões que resultam do campo de tratamento (segmentos) e a intensidade da radiação distribuída em cada divisão. Neste modo, durante o tratamento, o feixe de radiação é interrompido enquanto as lâminas do