T Cnicas De Data O
TRABALHO DE BASES BIOLÓGICAS
Técnicas de Datação – Ferramentas de Pesquisa
NOME: Marciani Stevens
CURSO: Engenharia Ambiental.
PROFESSORA: Liana Johann
20 de Agosto de 2014
INTRODUÇÃO
A datação tem como objetivo determinar idades de uma série de eventos ou objetos. Tem-se duas metodologias básicas para datação, a relativa e a absoluta. Na datação relativa existe uma relação entre dois ou mais eventos ou objetos, pode-se dizer qual é mais antigo se os comparamos. Desta forma, podemos apenas colocar os objetos ou eventos em ordem cronológica e não determinar a idade.
Na metodologia absoluta tem-se a datação em anos, por isso pode ser chamada também de datação cronométrica. Podemos até dizer que existe precisão nas informações encontradas com determinados tipos de métodos. Neste caso observa-se principalmente as mudanças ocorridas nos padrões geológicos e biológicos dos tempos. Alguns métodos de datação relativa são a datação estratigráfica, seriação e critérios biológicos. Quanto a absoluta temos referências históricas, dendrocronologia, método de varas, métodos com radioatividade , datação paleomagnética e datação química. Descreveremos abaixo três métodos de datação. Da metodologia absoluta falaremos de Estratigráfica e da metodologia relativa falaremos da Radioatividade e da Dendrocronologia.
METODOLOGIAS DE DATAÇÃO
Estratigrafia Este método de datação tem por objetivo estipular uma sequencia cronológica para os solos. Baseia-se na sobreposição de sedimentos. O dinamarquês Nicolau Steno estabeleceu os primeiros importantes conceitos da Estratigrafia, de que em qualquer empilhamento de estratos não modificados, a camada inferior é a mais antiga e as camadas mais próximas à superfície são as mais jovens. Através deste conceito pode-se estudar o solo de determinada região e determinar as épocas em que estas sobreposições ocorreram. Muitas destas camadas depositadas pelo tempo traziam tipos de rochas e