T CNICAS DE CONSTRU O
Principais Tipos: Madeira, fibrocimento, plástico, gesso.
Principais vantagens (comparado às alvenarias): menor peso por m², menos espessura, trabalho a seco (não utiliza argamassa que tem água), facilita a execução das instalações hidráulicas e elétricas quando contruídas em painéis, boa isolação higrotérmica e acústica
(pode ter os painéis separados com colchão de ar ou com material isolante)
Madeira: conhecidos como lambri de madeira. A estrutura de suporte é de preferência em madeira. Fibrocimento: é constituído de cimento com amianto. Obs.: muitos códigos de obras estão proibindo a utilização do fibrocimento. A estrutura de suporte é de preferência metálica.
Plástico: PVC (cloreto polivinila), polietileno, acrílico, resina, melanimica, poliéster reforçado com fibra de vidro. A estrutura de suporte é de preferência metálica.
Gesso: Na forma de painel (cartão)-> conhecido por gesso acartonado. A estrutura do suporte é de preferência metálica. Tem três tipos de cores: cinza (normal), verde (resistente à água) e vermelho (resistente ao fogo).
Melhorias das condições higrotérmica e acústica: os materiais de enchimento entre dois painéis (ou placas) são: lã de vidro, isopor, espuma de poliuretano expansivoe espuma de poliestireno expansivo.
REVESTIMENTOS EM ARGAMASSA:
Chapisco: Cimento:areia:água -> traço mais usual 1:3:0,6 – Execução: Sobre a vedação umedecida lançar essa argamassa sem espessura definida.
Emboço: Cimento ou cal ou mista (cimento e cal):areia:água -> traços mais usuais 1:3:0,6
1:4:0,6
1:2:9:0,6
1:3:12:0,6
Execução: Sobre o chapisco (dará aderência ao emboço na vedação) executar uma camada preferencialmente de 1,5cm de desempenar com régua de madeira.
ACABAMENTOS:
Argamassa: reboco -> sobre o emboço executar uma camada preferencial de 0,5cm de espessura e dar acabamento com desempenadeira -> traços mais usuais 1:2:0,6
1:3:0,6
1:4:0,6
Obs.: utiliza cal ou gesso sendo que o gesso tem 2ª camada em pasta