Síndrome da dilatação do proventrículo (PDD)
364 palavras
2 páginas
Síndrome da dilatação do proventrículo (PDD) Já foi referida como glanglioneurite mioentérica, miosite proventricular e ventricular, neuropatia inflamatória esplâncnica ou dilatação gástrica neuropática.
A doença afeta em particular os plexos nervosos da túnica muscular do proventrículo e do ventrículo, provocando assim, lesões inflamatórias nos seus gânglios nervosos. Os plexos do esófago, papo e duodeno são também frequentemente afetados. Consequentemente, estes órgãos ficam distendidos e disfuncionais. (RAMADA M. R .F. L, 2009)
Não possui uma etiologia definitiva, porém, existem várias teorias. Em 2008, em um trabalho realizado em Israel e nos Estados Unidos Kistler et al. Indentificou novos perfis de Bornavirus, sendo hoje a teoria mais aceita.
Sinais e Sintomas:
Os principais sinais são perda de peso, regurgitação e evacuação de sementes, porém, as aves também podem desenvolver sinais neurológicos como tremores e incoordenação. É comum as aves fazerem barulho pedindo comida. (TULLY T. et al, 2010).
Diagnóstico:
A radiografia simples e a radiografia de contraste com bário são úteis para o diagnóstico presumível. A dilatação do proventrículo e aumento do tempo do trânsito gastrointestinal são achados radiográficos típicos, mas não são conclusivos. A biópsia do papo (menos invasiva que de ventrículo ou proventrículo) é um diagnóstico antemortem definitivo. (RAMADA M. R .F. L, 2009)
Diagnósticos diferenciais:
Infecções bacterianas ou micóticas do trato gastrointestinal superior podem resultar em estase do papo e diminuição da motilidade gastrointestinal. Por outro lado, afecções do ventrículo, incluindo micoses, infecções bacterianas e neoplasias podem ter como consequência o aparecimento de sementes não digeridas nas fezes. Obstruções intestinais por corpos estranhos ou por infecções maciças de endoparasitas também podem resultar em dilatação do proventrículo e do ventrículo (Harrisson, G.J. & Lightfoot, T.L., 2006).
Tratamento: