SAUDE FINANCEIRA DE EMPRESAS DO RAMO DE SALÃO DE BELEZA
Alana Caroline Costa Ribeiro
Tutora Externa: Rosenir Batista Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração/ Graduação (ADG 0131) – Contabilidade
06/11/2012
RESUMO
Neste paper serão abordados aspectos relevantes que fazem toda a diferença na hora de gerir a parte financeira de uma empresa. A partir de pesquisas de campo detectou-se falhas na administração de empreendimentos do ramo de salão de beleza para se obter uma saúde financeira. Aqui serão expostas algumas ferramentas que poderão auxiliar os administradores dessas empresas na melhora de suas praticas profissionais e seus resultados.
Palavras-chave: Salão de beleza. Gestão financeira. Fluxo de caixa
1 INTRODUÇÃO
Planejar é, sem dúvidas, indispensável para que se possa conhecer a realidade da empresa, mas para isso se faz necessário obter todas as informações do que acontece no empreendimento, principalmente a parte financeira, pois sem capital não é possível fazer investimentos e aperfeiçoar os serviços. Empresas do ramo de beleza não costumam fazer planejamentos nem definir metas, simplesmente vão levando e acabam tendo surpresas desagradáveis em futuro próximo.
Ao longo do trabalho será possível compreender a importância do auxilio de um profissional capacitado e suas contribuições para o empreendimento. Os donos de empresas de salão de beleza não reconhece que a gestão financeira deixa a desejar, já que fazem de qualquer maneira. Aqui serão expostos aspectos básicos para que se possa ter uma saúde financeira de qualidade, subsídios que auxiliarão na melhora da gestão do dinheiro dessas empresas.
Inicialmente se abordará a importância do contador no empreendimento bem como suas contribuições para a empresa, em seguida serão propostas algumas ferramentas que vem auxiliar na projeção financeira do empreendimento, o fluxo de caixa e o seu demonstrativo.
2 DESENOLIMENTO
Um dos empreendimentos que