S O Paulo
O presente trabalho tem como objetivo, apresentar quais são as cidades que mais se destacam economicamente em determinada região do Brasil e o porquê isso acontece.
ETEC SÃO MATEUS
1º ETIM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
AS PRINCIPAIS CIDADES DO BRASIL DE NORTE A SUL DO PAÍS
SÃO PAULO/SP
MARÇO/2015
AS PRINCIPAIS CIDADES DO BRASIL DE NORTE A SUL DO PAÍS
NOME: Letícia de Paula Pereira
Trabalho solicitado pelo professor na disciplina de geografia requisito de nota para o 1º bimestre.
SÃO PAULO/SP
MARÇO/2015
SÃO PAULO
O Município de São Paulo, centro da região metropolitana mais densa e dinâmica do país, tem demonstrado uma vitalidade bastante marcante, mesmo em vista das diversas mudanças ocorridas no mercado de trabalho e nas atividades econômicas decorrentes da constante introdução de inovações tecnológicas e demais transformações na esfera produtiva inerentes à atual fase do capitalismo comumente chamada de “globalização”. Prova disso é que seu Produto Interno Bruto (PIB), revisado recentemente pelo IBGE em parceria com a Fundação SEADE para 2005, marca a cifra de R$ 263,2 bilhões (aproximadamente US$ 108 bilhões, a preços daquele ano), ou seja, cerca de 12% do PIB brasileiro e 36% de toda produção de bens e serviços do Estado de São Paulo.
A decomposição deste valor por grandes setores mostra que o terciário (Serviços) é largamente predominante e representa cerca de 75,8% do Valor Adicionado, seguido do secundário (Indústria) com 24,2%. A atividade primária é praticamente inexistente (0,01% do total) e se restringe a poucos estabelecimentos agrícolas e extrativos situados nos limites leste e sul da cidade.
Do ponto de vista do Mercado de Trabalho, o maior destaque se dá por conta da redução da taxa de desemprego da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) em 2005 e 2006, capitaneada pelo município de São Paulo. Assim, a taxa de desemprego do município que era 18,1% em 2004, cai para 15,7% em