S Ntese Documental
THEODOR ,Adorno.Teoria Estética.Edições 70,LDA.Lisboa,1970.
O livro Teoria Estética apresenta uma visão de estética de Adorno e a Escola de Frankfurt, as suas teorias vividas naquela época a onde o movimento Neomarxista se apresentava na sociedade com ideias revolucionárias, porém mas a frente se transformaria em Comunismo e também o Capitalismo fazeria parte desse contexto.
A estética de Adorno presenciava a satisfação da arte, apostava no pensamento do artista, à diferença da obra de arte realizada por normas e á feita livre de toda regra determinada pela política social. A Arte sobrevive ao longo do tempo, no entanto o artista deixa o traço própria em sua obra, assim restando a identidade cravada na expressão do ser.
O texto transcreve o papel principal de uma obra de arte em relação ao autor, a arte deveria desperta um sentimento além do admirável,algo que satisfaz o observador que foge das regras. A pessoa tem quer passar por contato com a arte sentindo alma do artista.
A arte como um objeto de transmissões de desejos para um plano fora do conceito do ser, um plano do qual as ideias formam oposições ao social.O código utilizado na obra de arte que relaciona o despertar do interesse do observador.
O registro do texto observe também na qual se passa por um momento histórico complexo;guerra,conflitos e revoluções que atingiram as bases da sociedade e nesse meio tempo a fuga de tudo isto era a arte,portanto se via nela um conforto,um refúgio de uma vida planejada.
Então a arte para ser considerada viva,havia de ser pura e não réplica,satisfação e não admiração assim Adorno apresentava ao mundo o seu contexto da obra de arte e mesmo naquela época aonde quase tudo era restringindo,a arte devia seguir uma ordem ditada pela política da sociedade os artistas tentavam liberta suas obras.